quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Apagar a luz, fechar a torneira, desligar computadores e aparelhos de ar-condicionadoque não estão sendo usados, são ações que deveriam fazer parte da rotina.
Aparelhos de ar-condicionado limpos a cada três meses, para promover menos gasto de energia e desligados pouco depois do fim do expediente, o que resulta em economia financeira e preservação do meio ambiente.
Setenta por cento da superfície do planeta é coberta por água, quase toda salgada e, portanto, imprópria para o consumo humano. Apenas 2,5% desse total é potável e a maior parte das reservas (cerca de 80%) está concentrada em geleiras nas calotas polares. A escassez do recurso também coloca em risco a produção de alimentos no Brasil.
Por isso, o investimento em métodos alternativos de abastecimento, como os processos de dessalinização com reaproveitamento de rejeitos, são tratados como prioritários na promoção do desenvolvimento social e ambiental do semiárido brasileiro.
Consumir é necessário, mas para evitar os impactos negativos para a sociedade e meio ambiente, as pessoas precisam se conscientizar. Consumo consciente é tentar aumentar os impactos positivos e minimizar os negativos. É uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária de quem quer garantir a sustentabilidade do planeta, ou seja, o equilíbrio entre a natureza e nossas ações.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Com o crescimento populacional  aumenta-se também o gasto de energia, o que leva as pessas a terem uma consciência na forma de consumo, levando em conta também seus reflexos na sociedade, economia e meio ambiente.
 É de extrema importância está informado sobre produtos e serviços que que são adquiridos em prol da economia, orientando-se sempre pelo selo procel.  Cabe ao consumidor avaliar os impactos de seu consumo ou de sua empresa no meio ambiente e na sociedade, e contribuir para a melhoria dos produtos e serviços enviando ás empresas fornecedoras sugestões e críticas construtivas. Uma torneira econômica por exemplo reduz o volume de água em até 80%. Em um condominio a instalação de lâmpadas com sensores de presença não seria uma opção totalmente viável, porque este equipamento tem a vida útil reduzida se ligado e desligado constantemente.   É fundamental  que seja feito manutenção nos equipamentos para que não haja desperdício de enegia.
Os meios de gerar energia sem degradar o meio ambiente são  poucos, portanto deve-se buscar  fontes ou produtos que sejam mais eficientes e que substituam os que são de maior consumo.